Tema:

Preservar a águia Imperial

 

1. Enquadramento

 

Nesta edição do Festival 100 Cenas, a Secção de Ambiente tem como temática “A conservação da Águia-imperial-ibérica” (Aquila adalberti), enquadrada pela ação do Projeto LIFE Imperial, que pretende criar condições para a manutenção e o aumento da população de águia-imperial através da aplicação de um conjunto de ações de conservação e desenvolvimento de ações de sensibilização junto das populações locais onde decorre o projeto.

O  Projeto LIFE Imperial pretende ser um catalisador decisivo para a conservação a longo prazo desta espécie tão ameaçada no mundo, cuja distribuição enquanto reprodutora se encontra atualmente restrita à Península Ibérica.

 

2. Âmbito

 

Podem participar nesta secção os agrupamentos de escolas e as escolas da área de intervenção do Projeto LIFE Imperial, onde têm sido desenvolvidas ações de educação ambiental, nomeadamente: Castro Verde, Mértola, Almodôvar, Aljustrel, Ourique, Moura e Barrancos.

Os participantes podem encontrar informação sobre o Projeto Life Imperial e a espécie A Águia-imperial-ibérica” (Aquila adalberti) em www.lifeimperial.lpn.pt .

 

 

3. Objetivos

 

Sensibilizar os alunos para a temática “da preservação da águia Imperial” numa perspetiva de elemento essencial para a manutenção da biodiversidade…

Promover a exploração das matérias ambientais em causa, em articulação com os currículos escolares.

Incentivar a criação de material de comunicação audiovisual (filmes), como instrumento cívico para a divulgação e discussão da temática.

Estimular a criatividade e a imaginação de alunos e professores;

Dar visibilidade aos trabalhos inovadores realizados na escola;

Contribuir para a formação estético-cultural dos jovens através da produção de material audiovisual.

Produzir um filme com a duração máxima de 5 minutos sobre o tema “da preservação da águia Imperial”. O filme pode ter um caráter documental, ficcional, publicitário ou científico e pode ser de animação.

 

4. Este concurso está aberto ao alunos dos concelhos de Castro Verde, Ourique, Almodôvar e Mértola

 

5. Organização

 

Festival 100Cenas; Câmara Municipal de Castro Verde.

 

6. Tema, formato e destinatários:

 

Todos os trabalhos terão de ser subordinados ao tema “AGUIA IMPERIAL”.

Cada trabalho deverá ser apresentado, obrigatoriamente, sob a forma de um FILME, em SUPORTE DIGITAL, sobre a temática mencionada, com a duração máxima de 5 minutos.

Os destinatários serão os ALUNOS DOS  2º E  3º CICLOS DO ENSINO BÁSICO.

 

7. Calendário

 

A entrega dos trabalhos realizar-se-à até ao dia 1 de maio, devendo chegar, por correio, a seguinte documentação ao secretariado do Festival:

a) Ficha de inscrição (disponível on-line)

b) Uma pen com o filme em formato mov, avi ou mp4

c) Duas fotografias do filme em JPEG 300 dpi;

d) A ficha técnica (disponível on-line)

e) A sinopse do produto (até 75 palavras)

 

Divulgação dos trabalhos: durante o Festival 100 Cenas (13 a 15 de maio).

 

Entrega de prémios: 15 de maio na sessão de encerramento do Festival 100 Cenas.

 

8. Júri

 

O júri será constituído por um elemento da organização do Festival 100Cenas, um elemento da Câmara Municipal de Castro Verde, um elemento da direção do Agrupamento de Escolas de Castro Verde e um elemento da LPN. A decisão do júri será soberana e definitiva, não havendo lugar a recurso.

 

9. Critérios de avaliação

 

Na avaliação dos trabalhos, será realizada a verificação do cumprimento dos objetivos do concurso acima enunciados.

Assim, o júri valorizará:

A utilização do filme como um instrumento para a divulgação e discussão do tema “da preservação da águia Imperial”, sendo relevante para a comunidade escolar e para a promoção de relações entre a escola e a comunidade envolvente;

O espírito crítico;

A imaginação, a originalidade e a criatividade da mensagem transmitida;

O rigor científico;

A qualidade cinematográfica (fotografia, montagem e áudio);

A idade e grau de escolaridade dos alunos, adequando, deste modo, o grau de exigência.

 

10. Prémios

 

O Júri do Festival atribuirá os seguintes prémios:

1.º prémio  250

2.º prémio  150

3.º prémio  75

 

b) O júri reserva-se no direito de não atribuir prémios, se os trabalhos a concurso não cumprirem a qualidade mínima, segundo os “critérios de avaliação”.

 

11. Disposições finais

 

A entrega dos trabalhos será da responsabilidade dos concorrentes.

Os trabalhos entregues passarão a fazer parte do espólio do Centro de Recursos / Biblioteca Escolar, comprometendo-se a organização a não os utilizar com fins comerciais.

A resolução de situações omissas no presente regulamento é da responsabilidade da organização do Festival 100Cenas, que decide segundo regras de equidade e bom senso.

A organização do Festival 100Cenas disponibiliza aos concorrentes apoio científico (professor José Nunes), apoio técnico (professor Joaquim Rosa e alunos do CP - Técnico de Audiovisuais) e apoio logístico (professor Telémaco Santana).